Japaratinga

Japaratinga começou com uma colônia de pescadores denominada Japaratuba. Em 1960, foi emancipada de Maragogi e recebeu o nome de Japaratinga. Esse nome tem origem na palavra indígena, Yapara Tyba, que traduzindo para o bom portugues é “sítio dos arcos”! O turismo é a principal fonte de renda da cidade. As principais festas são: o aniversário da cidade (23/7) e o dia da Padroeira Nossa Senhora das Candeias (02/02).

O litoral tem 15 km de extensão, dividido em cinco lindas praias em sua maioria com águas calmas e mornas.

A chamada praia de Japaratinga fica na vila. É onde se encontra a prefeitura, o posto de saúde, a praça, a delegacia, o mercado público e a Igreja Matriz de Nossa Senhora das candeias. A igrejinha foi construída no sec. XVIII e até hoje ela está conservada em seu estado original. É um charme! A praia é tranquila, com uma agradável paisagem de coqueiros e barquinhos…

Seguindo a rota das praias, chegamos na praia de Bitingui. Conhecida por sua beleza natural. Suas águas são cristalinas, mornas e tranquilas. Ideal para o banho e esportes náuticos. Na maré seca é um paraiso para crianças que podem passar horas brincando nas águas rasas e quentinhas… Enquanto as crianças brincam, os adultos esticam suas toalhas e aproveitam para relaxar e desfrutar do visual.

Logo depois, vem a praia de Barreiras do Boqueirão, onde o relevo maravilhosamente nos proporciona falésias e ondas, possibilitando a prática do surf, especialmente no período de julho a agosto. Essa praia é muito procurada pela populaçao local e turistas para um agradável banho de bica de água mineral e pelos restaurantes  e bares.

A seguir vem a praia do Boqueirão, a mais deserta, com densos coqueirais e areias branquinhas.

O quinto trecho é a praia do Pontal. Nessa área há o encontro do mar com o rio Manguaba. Esse rio foi utilizado pelos holandeses durante a segunda ocupação e hoje é cenário para deliciosos passeios de barco, especialmente ao final de tarde. É no rio Manguaba que é feita a travessia de balsa para cidades vizinhas de Porto de Pedras, Porto de Rua e São Miguel dos Milagres.

Além de conhecer as praias, é indispensável, fazer um passeio de jangada pelas piscinas naturais situadas entre os recifes de corais. A fauna marinha é muito rica e os peixinhos se aproximam bastante das pessoas, deixando crianças e adultos encantados com a diversidade de cores!

Atravessando o rio Manguaba, rapidamente se chega ao Santuario do Peixe Boi Marinho, lá é possível ver esse dócil mamífero que está ameaçado de extinção.

Partindo de Japaratinga também é possivel ir as belas praias do sul de  Pernambuco, como São José  da Coroa Grande, Tamandaré, Praia de Carneiros  e Porto de Galinhas.

Venha nos visitar! Roteiros interessantes não irão faltar!